Sala de imprensa

Este conteúdo está disponível apenas em inglês.

A Televés ilumina a Ponte Dom Luís I, símbolo icónico da cidade do Porto e do rio Douro

DJI_0332

• A Ponte Dom Luís I, sobre o rio Douro, é um símbolo icónico da cidade portuguesa, obra do engenheiro Théophile Seyrig. A mais importante e conhecida das cinco que unem as duas margens do rio.
  • A Televés renovou a iluminação do tabuleiro inferior da ponte, que não só é um dos lugares mais emblemáticos da cidade, mas também um dos mais visitados pelas suas impressionantes vistas panorâmicas sobre as margens do rio Douro.

Santiago de Compostela, 20 de junio de 2023. Obra da empresa belga Société de Willebroeck, a Ponte Dom Luís I é um dos locais mais emblemáticos e símbolo da cidade do Porto. Inaugurada em 1886, o projeto do engenheiro Théophile Seyrig, que já anteriormente tinha participado no projeto da ponte Dona Maria Pia juntamente com o famoso criador da Torre Eiffel, Gustave Eiffel.

Embora o projeto deste último acabasse por ganhar o Grande Prémio da Exposição Universal de Paris em 1878, o governo português de então considerou que a proposta de Eiffel não servia para garantir uma ligação efetiva entre os centros urbanos do Porto e Gaia. O concurso impunha como condição a conceção de uma ponte com dois tabuleiros. Este requisito foi cumprido por esta obra de engenharia com duas plataformas, e que permite fazer a ligação entre o Porto e Vila Nova de Gaia.

O tabuleiro superior possui 390 metros de comprimento, atualmente na parte central encontra-se a linha de metro e as laterais estão destinadas à circulação de peões, enquanto que no tabuleiro inferior, com 174 metros de comprimento, podem agora circular transportes públicos, velocípedes e peões entre as duas margens do Porto e Vila Nova de Gaia (zona das caves).

Iluminar um dos lugares mais emblemáticos da cidade

A imagem da ponte iluminada à noite, quer da Ribeira no Porto, quer da Avenida de Diogo Leite em Vila Nova de Gaia é simplesmente única, pois parece assentar uma das suas faces nos arcos que sustentam o socalco da Serra do Mosteiro Pilar. Um efeito visual que é realçado pela iluminação da ponte.

Uma iluminação em que participou a empresa Televés. Décadas de experiência em tecnologia eletrónica e fabrico de estruturas metálicas permitiram à empresa desenvolver uma ampla gama de iluminação LED profissional.

A iluminação LED da Televés permitiu engrandecer ainda mais a imagem desta ponte de estrutura metálica classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1982 e Património Mundial da UNESCO desde 1996. Com as obras de manutenção efetuadas no tabuleiro inferior, a iluminação existente foi substituída por luminárias LED Televés modelo Villa, fabricadas em Santiago de Compostela e na Maia.

Trata-se de uma luminária ornamental com uma poupança energética de quase 60% e uma vida útil de 100.000 horas, ideal para que a Ponte Dom Luís I continue a ser não só um dos locais mais fotografados da cidade do Porto, mas também o local onde é possível captar as melhores imagens das margens do rio Douro.

DJI_0327